quarta-feira, 17 de outubro de 2012

vinho

O vinho para mim é uma paixão, não tanto pelo sabor mas pela combinação, na sua produção, do campo e da quimica.
Os que têm poucos conhecimentos ou nenhuns sobre vinho, não fazem ideia daquilo que está atrás da produção, é um trabalho para o ano inteiro e não só em Agosto/Setembro/Outubro, altura das vindimas, e em Fevereiro, engarrafamentos. 
Decidi falar um bocado sobre todo o processo, desde que a videira é semeada até à chegada dos vinhos aos consumidores.

Antes de ser semear é preciso analisar o solo para saber as necessidades especificas de macro e micronutrientes.Depois tem de se adubar e pôr os pesticidas. 
A vinha tem de ser vigiada constantemente para se ver se está a crescer bem, se está a maturar em condições e etc.., o trabalho durante o ano não acontece só na vinha, também acontece na adega, onde estão os vinhos a maturar, estes vinhos são de x em x tempo analisados, analisam o álcool, o álcool volátil, o pH, a acidez total, os NTU, os sulfurosos livres e o combinado.
Há várias castas em Portugal e, infelizmente, grande parte delas não é originária do nosso país. Alguns exemplos de castas são: viognier, syrah, trincadeira, alicante bouschet, alvarinho, antão vaz, arinto,..
A temperatura de maturação do vinho tem de ser constante e todos os vinhos devem ser servidos à temperatura recomendada para não perderem as propriedades que os tornam únicos e especiais, os vinhos tintos devem ter uma temperatura superior a 20ºC e os brancos, verdes e rosés uma temperatura muito baixa.
O sabor do vinho varia consoante o tipo de barrica em está a estagiar, actualmente as mais usadas são as barricas de carvalho francês.

Peço desculpa se tiver cometido alguma gaffe e por não ter explicado todos os processos mas como não sou viticultora, não estou assim tão dentro do assunto como gostaria de estar!
Espero que tenham aprendido mais qualquer coisita.

Está tudo ao contrário

Ainda só passaram 13 dias desde o "incidente" da bandeira e claro que o povo português já nem fala isso, vi um post no facebook, que dizia que hastear a bandeira ao contrário era considerado crime, não sei se é verdade ou não mas se não é, devia ser!!! Os responsáveis deviam ter punidos, mas como Portugal é um país de mariquinhas (digo isto não querendo ofender ninguém) não vai acontecer nada nem ao Cavaco nem ao Costa...

O pior deste incidente é que pouco tempo depois aparece na televisão um miúdo que fez um trabalho para a  universidade, onde mostrava uma bandeira ao contrário, uma ilustração ao estado em que o país se encontra  e agora tem de se apresentar em tribunal, isto é um escândalo, é ridículo!

E isto é o país em que vivemos, os chefes fazem e o povo engole e cala...

Apresentação

Acho que o mais difícil na criação de um blog é mesmo a escolha do titulo, há milhares de blogs e se queremos que o nosso blog marque a diferença, que seja lido é preciso arranjar, primeiro que tudo, um nome chamativo (claramente que não me estou a referir ao meu).

Já há muito tempo que andava a pensar em fazer um blog, queria comentar com mais alguém, que não o meu circulo de amigos e família, as coisas que se passam à minha volta, aquilo com que concordo e o que está errado e se pode mudar e também partilhar coisas que vejo no meu dia-a-dia, passando por variadíssimos assuntos como cozinha, modas, etc...

Espero que gostem das coisas que eu escrevo aqui e que me vão enviando opiniões e dicas, visto eu ser nova nestas andanças.