quarta-feira, 17 de outubro de 2012

vinho

O vinho para mim é uma paixão, não tanto pelo sabor mas pela combinação, na sua produção, do campo e da quimica.
Os que têm poucos conhecimentos ou nenhuns sobre vinho, não fazem ideia daquilo que está atrás da produção, é um trabalho para o ano inteiro e não só em Agosto/Setembro/Outubro, altura das vindimas, e em Fevereiro, engarrafamentos. 
Decidi falar um bocado sobre todo o processo, desde que a videira é semeada até à chegada dos vinhos aos consumidores.

Antes de ser semear é preciso analisar o solo para saber as necessidades especificas de macro e micronutrientes.Depois tem de se adubar e pôr os pesticidas. 
A vinha tem de ser vigiada constantemente para se ver se está a crescer bem, se está a maturar em condições e etc.., o trabalho durante o ano não acontece só na vinha, também acontece na adega, onde estão os vinhos a maturar, estes vinhos são de x em x tempo analisados, analisam o álcool, o álcool volátil, o pH, a acidez total, os NTU, os sulfurosos livres e o combinado.
Há várias castas em Portugal e, infelizmente, grande parte delas não é originária do nosso país. Alguns exemplos de castas são: viognier, syrah, trincadeira, alicante bouschet, alvarinho, antão vaz, arinto,..
A temperatura de maturação do vinho tem de ser constante e todos os vinhos devem ser servidos à temperatura recomendada para não perderem as propriedades que os tornam únicos e especiais, os vinhos tintos devem ter uma temperatura superior a 20ºC e os brancos, verdes e rosés uma temperatura muito baixa.
O sabor do vinho varia consoante o tipo de barrica em está a estagiar, actualmente as mais usadas são as barricas de carvalho francês.

Peço desculpa se tiver cometido alguma gaffe e por não ter explicado todos os processos mas como não sou viticultora, não estou assim tão dentro do assunto como gostaria de estar!
Espero que tenham aprendido mais qualquer coisita.

Sem comentários:

Enviar um comentário